Começa nesta sexta (19) em Fortaleza e Juazeiro do Norte o “Concertos do Nordeste 2014”

Com apresentações e oficinas em Fortaleza e Juazeiro do Norte, começa nesta sexta-feira, 19 de setembro, o “Concertos do Nordeste 2014“, projeto que leva a públicos de cinco cidades do Ceará e da Paraíba um panorama da música erudita produzida no Nordeste. A programação acontece até o dia 27 deste mês, com a participação de 16 grupos de música erudita de 6 estados da Região e 9 grupos de tradição popular do Ceará e da Paraíba, além de instrumentistas e professores convidados para as ações formativas. No sábado, 20, o evento tem continuidade em Fortaleza e Juazeiro do Norte e acontece também em Cajazeiras, na Paraíba.

O projeto “Concertos do Nordeste 2014″ é apresentado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste e tem como realizadores a Associação dos Produtores de Cultura do Ceará – ProDisc e a Casa Fora do Eixo Nordeste. O projeto promove um encontro da música erudita e o cancioneiro tradicional, proporcionando um rico intercâmbio sonoro por cidades do Ceará e da Paraíba. Toda a programação gratuita.

Dia 19 (sexta): Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE)

Em FORTALEZA

A programação acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste, iniciando às 15h com Oficina de Educação Musical “Música e Literatura em Diálogo”, conduzida pela professora e escritora Elvira Drummond (Professora da UFC, licenciada em Artes, Bacharel em Piano e Mestre em Literatura. É autora de mais de 90 livros de musicalização, educação musical, prática de coral e instrumental, além de mais de 30 livros de literatura infantil. Parte deles publicados pela Fundação Demócrito Rocha. Tem atuado em várias cidades brasileiras, ministrando cursos, oficinas, seminários, conferências e palestras sobre educação musical e literatura infantil).

APRESENTAÇÕES

O Quarteto de Cordas da OST tem repertório vasto, incluindo obras que vão do barroco até compositores populares e contemporâneos

O Quarteto de Cordas da OST tem repertório vasto, incluindo obras que vão do barroco até compositores populares e contemporâneos

Às 17h, começa a programação artística, que será aberta pelo Pastoril Nossa Senhora de Fátima (CE). Em seguida, apresentam-se dois grupos de música erudita: Trio Gafanhoto (BA) e Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Teresina (PI). A oficina é para inscritos, mas as apresentações são abertas ao público.

 

Em JUAZEIRO DO NORTE

A primeira atividade, a Oficina de Violino, é ministrada por Felipe Prazeres (RJ), na Faculdade de Música da Universidade Federal do Cariri. O violinista é, spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica, no Rio de Janeiro, e recentemente passou a exercer também as  funções de maestro assistente de Isaac karabtchevsky e Regente da Academia Juvenil da Opes.

Felipe Prazeres ministra  oficina de violino UFCA para estudantes  e  músicos

Felipe Prazeres ministra oficina de violino na UFCA para estudantes e músicos

 

APRESENTAÇÕES

A partir das 18h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, acontece a programação artística, com apresentações dos grupos SaGRAMA (PE) e Coro de Câmara de Campina Grande (PB), encerrando com o Reisado Dede de Luna (CE).

 

Dia 20 (sábado): Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE) e Cajazeiras (PB)

Em FORTALEZA

Oficina, debate e apresentações marcam a programação de sábado, 20. Das 10h às 12h, acontece a Oficina de Composição com Wellington Gomes (BA). O músico é Doutor em Composição pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor de Composição, Literatura e Estruturação Musical, da Graduação, Mestrado e Doutorado da Escola de Música da UFBA. Como compositor, suas obras têm sido executadas por diversas orquestras e conjuntos no Brasil, Alemanha, Polônia, Noruega, Dinamarca, França, Espanha, Itália, Suíça, Estados Unidos, Costa Rica e Catar.

 

DEBATE “Projetos Sociais e Música Erudita”

“Projetos Sociais e Música Erudita” é o tema do DEBATE que acontece das 15h ás 17h. Participam:

Maestro-José-Renato-Acioli-Orquestra-Sinfonica-Joven-CPMJOSÉ RENATO ACCIOLY (Professor do Conservatório Pernambucano de Música desde 1987, onde leciona regência e matérias teóricas. É diretor artístico e maestro da Orquestra do Câmara de Pernambuco – OCPE e Maestro do Grupo de Percussão do Nordeste);

FELIPE PRAZERES (spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica – RJ);

VANTOIL DE SOUZA JÚNIOR (Fundador e coordenador da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, RJ. Coordenou a implantação do processo de formação musical nas escolas do município, através do Projeto Música nas Escolas, que hoje atende à totalidade dos alunos da rede pública municipal da cidade. São mais de 22 mil alunos, em 72 unidades educacionais do município e 5 unidades do Estado);

ALFREDO BARROS (Maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela The University of Texas at Austin, EUA. É coordenador e professor de composição do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará. É diretor artístico e regente da OSUECE – Orquestra Sinfônica da UECE, contanto hoje com 65 integrantes na orquestra principal e por volta 50 na orquestra de base).

APRESENTAÇÕES

Às 17h tem início a programação artística, aberta pelo Maracatu Solar (CE). Na sequência, apresentam-se os grupos Ancestrália (CE) e SL Tubones (MA). Toda a programação em Fortaleza será no Centro Cultural Banco do Nordeste.

Em JUAZEIRO DO NORTE

Juazeiro do Norte recebe o II Concertos do Nordeste

Juazeiro do Norte recebe o II Concertos do Nordeste

“Ritmos e Timbres das Nações de Maracatu de Baque Virado”, é a oficina que acontece das 9h às 11h Comunidade Beneficente Zaíla Lavor. A atividade contará com palestra do Mestre Tarcísio Resende e terá como instrutores Antônio Barreto e Hugo Medeiros.

APRESENTAÇÕES

Às 18h30 o Duo Radamés (BA) abre a programação artística no Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri. Em seguida se apresenta o Quinteto da Paraíba e, encerrando a programação na cidade, Noite Cigana, também da Paraíba.

Em CAJAZEIRAS

No sábado, dia 20, tem programação também em Cajazeiras, na Paraíba. Começa com a oficina ““Regência de Banda”, conduzida por Enelruy Lira, graduado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Em 2004 obteve o primeiro lugar no concurso “Prêmio Maestro Alberto Nepomuceno” na categoria “Jovem Regente”. Tem experiência na área de Artes (música), com ênfase em Prática de Conjunto e Regência para bandas de música. A oficina será das 9h às 12h na Escola Estadual de Ensino Fundamental Janduy Carneiro.

APRESENTAÇÕES

O Coco de Roda Novo Quilombo do Gurugi mantém viva a tradição que remete às tradições africanas

O Coco de Roda Novo Quilombo do Gurugi mantém vivas as manifestações que remetem às tradições africanas

Às 20h começam as apresentações em Cajazeiras, no mesmo local da oficina. As atrações são os grupos O Alumioso (CE), Saxincena (CE) e o Coco de Roda Novo Quilombo de Gurugi (PB).

Dias 24 e 25 em Nova Olinda (CE) e 26 e 27 em Sousa (PB)

Depois de Fortaleza, Juazeiro do Norte e Cajazeiras, o “Concertos do Nordeste 2014” segue para Nova Olinda (CE), com programação nos dias 24 e 25. O encerramento da segunda edição do projeto será em Sousa, na Paraíba, com atividades formativas e apresentações nos dias 26 e 27.

SERVIÇO

2° Concertos do Nordeste – Em Fortaleza-CE (19 e 20), Juazeiro do Norte-CE (19 e 20), Cajazeiras-PB (20), Nova Olinda-CE (24 e 25), Sousa-PB (26 e 27). Informações: (85)3262-5011, producao@prodisc.org.br e www.concertosnordeste.wordpress.com.

Com inforamações da Degagé

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s