Concertos do Nordeste encerra edição 2014 com programação em Sousa

Com oficinas e shows na cidade de Sousa, na Paraíba, termina neste fim de semana (sexta, 26, e sábado, 27) o “Concertos do Nordeste 2014”. A programação, que teve início no dia 19 deste mês, já passou por Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE), Cajazeiras (PB), Nova Olinda (CE) e termina neste fim de semana, com dois dias de atividades em Sousa (PB), município localizado na mesorregião do Sertão Paraibano. Toda a programação é gratuita.

OFICINAS

O Grupo de Percussão do Nordeste, de Pernambuco, abre a programação em Sousa

O Grupo de Percussão do Nordeste, de Pernambuco, abre a programação em Sousa

Abrindo as atividades de Formação, o Grupo de Percussão do Nordeste, ministra nesta sexta-feira a oficina “Concerto Aula Percussiva”, das 15h às 16h30 no Centro Cultural Banco do Nordeste, local de toda a programação do “Concertos do Nordeste” na cidade. O grupo surgiu em outubro de 1997 por iniciativa dos professores Francisco Xavier (UFPB), Germanna Cunha (UFRN), Antonio Barreto (Conservatório Pernambucano de Música) e Glauco Andreza (OSPB).

No sábado, a atividade formativa será a palestra “Música e Penitência no Sertão Nordestino: Vestígios de um Canto Sagrado”, proferida das 10h ao meio-dia por Ewelter Rocha, professor do curso de Música da Universidade Estadual do Ceará. Graduado em Música pela UECE, o palestrante é mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Sua produção acadêmica abrange os campos da Etnomusicologia e da Antropologia Visual. Por ocasião da sua dissertação de mestrado ganhou a menção honrosa do IV Prêmio Latino-Americano de Musicologia e, em 2013, sua tese de doutorado ficou em primeiro lugar no Prêmio Silvio Romero, tendo sido também contemplada com o Prêmio FUNARTE de Música Brasileira.

APRESENTAÇÕES

O reisado é um dos representantes das tradições nordestinas

O reisado é um dos representantes das tradições nordestinas

O Reisado de Poço José de Moura (PB) abre a programação artística na sexta-feira, com apresentação às 17h30. O reisado apresenta em forma de versos a realidade do País e da região, criticando, elogiando ou cobrando ações em prol da comunidade. No espetáculo, o rei, as damas e os galantes cantam versos, dançam e encenam para o público, além de envolver música e figuras folclóricas como o boi, o Jaraguá, a burrinha e os caboclos que animam o espetáculo.

O Siara Quarteto executa um repertório que vai do Barroco à Música Popular Brasileira, do Jazz ao Tango

O Siara Quarteto executa um repertório que vai do Barroco à Música Popular Brasileira, do Jazz ao Tango

Em seguida apresentam-se dois grupos de música erudita de Fortaleza. O primeiro a subir ao palco é o Siara Quarteto, formado por Luis Gustavo Lima e Diego Cavalcante (violinos), Rélmerson Lima (viola) e Rondinelly Bezerra (violoncelo), sendo este o principal quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade do Ceará (OSUECE). Criado em 2010, o Siara Quarteto foi contemplado em 2013 com o Prêmio Funarte de Concerto Didáticos, por meio do qual realizaram atividades em Fortaleza e Maranguape (CE). O grupo vem buscando dissociar a formação de quarteto de cordas da execução da música apenas de Erudita e Popular.

A programação de sexta-feira será encerrada com a apresentação do Grupo de Percussão do Nordeste, que ministra oficina à tarde. O grupo de Pernambuco funciona como um laboratório para os alunos e demais percussionistas que estejam aptos a participar da execução instrumental em grupo. Com uma formação básica de cinco professores, amplia-se de acordo com a necessidade no repertório, adicionando músicos ou alunos oriundos de várias instituições e estados do Nordeste.

Encerramento no sábado

O coco de roda do frei Damião é composto exclusivamente por figuras femininas

O Coco do Frei Damião é composto exclusivamente por figuras femininas

O encerramento do “Concertos do Nordeste 2014” será no sábado, 27, com a programação artística a partir das 18 horas. Quem abre é o Coco do Frei Damião com a Mestra Marinez (CE). A dança do coco apresenta uma ciranda de roda, onde as brincantes desenvolvem passos como coco trocado, coco de roda e o trupé. As músicas são emboladas populares conduzidas pela mestra e respondidas pelos brincantes.

Daniel SombraO tenor Daniel Sombra, de Fortaleza, dá sequência à programação com o recital “A canção erudita entre cordas e teclas”, acompanhado pelo violonista Rodrigo Castro, o violinista Felipe Rubens e o pianista Vitor Duarte. No repertório, o grupo transcende as fronteiras entre o local e o universal, apresentando obras atemporais, fazendo assim uma ponte entre a realidade e o mundo dos sonhos.

Syntagma

O Syntagma é o grupo de câmara em atividade mais antigo do Ceará

Fechando a segunda edição do “Concertos do Nordeste”, apresenta-se o Grupo Syntagma, com 28 anos de atuação. Possui um histórico ímpar no Brasil, por tratar-se de um grupo de pesquisa através de um vasto repertório que inclui a música europeia e brasileira. O Syntagma vivencia o som, a performance no palco, a cultura adjacente à produção musical e o próprio relacionamento entre seus participantes, serve como um “laboratório” de prática musical extra-acadêmica para os diversos profissionais que dele fazem parte.

Em sua segunda edição, o projeto, que é apresentado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, tendo como realizadores a Associação dos Produtores de Cultura do Ceará – ProDisc e a Casa Fora do Eixo Nordeste, promove um encontro da música erudita e o cancioneiro tradicional, proporcionando um rico intercâmbio sonoro por cidades do Ceará e da Paraíba.

Com informações da Dégagé.

Veja a galeria de imagens e curta a fanpage.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s